SOMBRAS

20 SETEMBRO 2020 . 17H00
ARMAZÉM 22, GAIA, PORTUGAL

Sombras é um projeto de criação artística em dança contemporânea, das criadoras e intérpretes Diletta Bindi e Sara Montalvão. Tem como base o estudo da sombra nos seus diferentes aspetos e inúmeras leituras. Parte-se da ideia de dualidade, entre o conflito e a complementarida-de – não existe sombra sem luz. É tomado como referência o texto “A alegoria da caverna” de Platão presente no livro “A República”, onde o jogo entre sombra e luz é conceptualizado em relação à verdade. A estreia absoluta de SOMBRAS esteve integrada na 11ª edição do InShadow – Lisbon Screendance Festival, uma iniciativa da VOARTE.

A sombra representa, por oposição à luz, tudo o que é irreal, esqui-vo e sujeito a mudanças. Se por um lado, a sombra é a ausência de luz, por outro, podemos considerá-la como um ponto de equilíbrio, ou seja, a natureza da sombra requer tanto de luz como de escuridão e só emerge a partir do momento que um corpo ou elemento se encontra na luz.Perceber a própria sombra, observá-la, senti-la, brincar com ela e desafiá-la, são as premissas para uma partitura coreográfica que pretende jo-gar com a ótica do espectador.

Diletta Bindi (1987) é bailarina profissional, começou a estudar dança aos 10 anos. Em 2008 foi bolseira na companhia “Teatrogrecodancecompany” com direção artística de Renato Greco, onde estudou dança clássica e técnica Matt Mattox. Em 2010 foi determinante o encontro com a coreógrafa Paola Lattanzi, com quem trabalhou no projeto “Movimenti Urbani”, promovido pelo Ministério da Juventude. Criou o seu primeiro solo “Ni–Ni-Ni” e fundou o coletivo “Luogocomu-ne Danza” em 2012. Viveu e trabalhou vários anos em Portu-gal, trabalhando com Victor Hugo Pontes, Tiago Rodrigues, Amélia Bentes, Ana Figueira, Ana Rita Barata, Mafalda Deville, Romeo Castelucci, entre outros. Vive atualmente em Roma (Itália) onde desenvolve projetos criativos a solo e em coletivo.

Sara Montalvão (1986) é atriz e bailarina profissional, formou-se com Augusto Fernandes na Argentina, fez o FAICC pela Cia Instável e pós graduação em Dança Contemporânea pela ESMAE/TMP. Fez formações intensivas com coreó-grafos como David Zambrano, Edivaldo Ernesto, Luke Jessop/IonTribe, Hofesh Schechter, Francesco Scavetta, Hélder Seabra, Rakesh Sukesh, entre outros. Também constrói e manipula formas animadas. Desenvolveu trabalho comunitário e social enquanto formadora de dança contempo-rânea, teatro e dança inclusiva para públicos de diversas faixas etárias. Já trabalhou com Mafalda Deville, José Artur Campos, Teresa Alpendurada, Edgar Pêra, Ana Ba-calhau, CiM/VoArte, Teatro do Mar,entre outros. Atualmente vive em Lisboa

Equipa Artística

Concepção / Coreografia / Interpretação:
Diletta bindi, Sara Montalvão

Sonoplastia / Músico:
Fabio Arnosti

Desenho de Luz:
Luís Ribeiro

Figurinos e Adereços:
Cláudia Ribeiro

Design:
Thiago Liberdade

Comunicação:
Rita Piteira

Registo Audiovisual:
Francesco Spinucci

 

Equipa Técnica

Produção:
Sara Montalvão

Costureira:
Alexandra Barbosa

Apoio à Criação:
Fundação GDA

Co-produção:
Voarte, Cine-teatro Louletano

Apoio a Residências Artísticas :
Armazém 22 – Kale, Companhia de Dança, Cultivamos Cultura

Apoios:
Ipss Benéfica e Previdente – Arrimo – Projeto Sinergias e7g, Junta de Freguesia de São Luís, Associação Cultural Marulhada

 

KALE Cooperativa Cultural, Crl | Kale Companhia de Dança | Armazém 22

Direção Executiva & Artística /
General & Artistic Direction:
Joana Castro

Gestão de Projeto & Planeamento /
Project Management & Planning:
Daniela Tomaz

Direção de Produção /
Production Direction Armazém 22: 
Maria Miguel Coelho

Direção de Comunicação /
Communication Direction:
Joana de Beléms

Design Gráfico /
Graphic Design:
José Pereira

Direção Técnica /
Technical Direction Armazém 22:
Joaquim Madaíl

Técnico de Palco /
Stage Management Armazém 22:
Domingos Sousa

Frente de Casa /
Front Office:
Cassilda Rodrigues, João Henriques

Apoios / Support:
República Portuguesa – Cultura /
Direção-Geral das Artes
Município de Gaia
Ginasiano Escola de Dança
Malandain Ballet Biarritz
Danse Qui Danse Network
Antena 2