REGARDS CROISÉS
PORTUGAL 2023

ESPETÁCULOS, ENSAIOS ABERTOS E WORKSHOP

AUDITÓRIO MUNICIPAL DE GAIA E
ARMAZÉM 22, GAIA, PORTUGAL
30 MARÇO — 01 ABRIL 2023

A IV Edição do Festival transfronteiriço Regards Croisés Portugal acontece em Vila Nova de Gaia entre os dias 30 março e 1 de abril de 2023. O Armazém22 e o Auditório Municipal de Gaia vão acolher espetáculos de dança contemporânea, ensaios abertos e workshops para bailarinos e público em geral.

Regards Croisés Portugal é um projeto de cooperação coreográfica para a difusão da dança contemporânea e a promoção de encontros entre o público, artistas e estruturas educativas, segundo a prática de diferentes visões artísticas e culturais oriundas de realidades geográficas distintas (Portugal, Espanha, França). O festival é organizado, desde 2020, pela Kale Companhia de Dança, em parceria com Centro Coreográfico Nacional Malandain Ballet Biarritz e Fundición Bilbao (Bilbao-Espanha), com o apoio da Câmara Municipal de Gaia.

Na abertura oficial, no Auditório Municipal de Gaia a 31 março, propõe-se a nova criação da Kale Companhia de Dança: TRAVESSIA [pt.es.fr]. Seguindo o espírito de partilha de linguagens transfronteiriças do certame, a Kale Companhia de Dança convida 3 coreógrafos de cada país representado – França, Espanha, Portugal – a desenvolver uma criação original para os intérpretes da companhia.

Num espetáculo em formato triplo, partilhamos com o público a visão de três coreógrafos de diferentes linguagens: Pedro Ramos (PT), um criador em plena expansão na dança contemporânea em Portugal, David Gernez e Lucie Augeai, os dois coreógrafos da companhia Adequate (FR), que gostam de confrontar a sua escrita coreográfica contemporânea com a música antiga através de uma prática combinada de dança e canto, e Judith Argomaniz (ES), uma coreógrafa nascida em San Sebastian que se inspira nas suas origens bascas para desenvolver uma coreografia enérgica e telúrica explorando as preocupações da sua geração face ao mundo atual. TRAVESSIA é uma alegoria às viagens que cada um faz ao longo da sua vida e que se encontra em todas as pequenas partes do dia-a-dia. TRAVESSIA fala-nos de percursos, experiências e traz a palco a sensação de movimento e energia que nos impulsiona.

A Nova Criação da KALE Cia. tem estreia internacional no âmbito do Festival Regards Croisés, a 23 março 2023 no Colisée Biarritz, França, com apoio da European Festivals Fund for Emerging Artists – EFFEA, programa cofinanciado pela União Europeia. A Kale Cia. propõe-se ser o veículo criativo de um espetáculo que reúne em palco jovens bailarinos em diferentes fases da sua formação e carreira profissional, com coreógrafos também eles em diferentes etapas da sua carreira artística com a sua visão própria e única da linguagem da dança contemporânea.

Para além destes espetáculos no Auditório Municipal de Gaia e Armazém22, com preço único a 7,5€, o Festival Regards Croisés Portugal, propõe 2 ensaios abertos com entrada gratuita, nos dias 30 e 31 março e 1 workshop dança, a 1 abril, destinados a bailarinos profissionais, pré-profissionais e público em geral, com inscrição em info@kale.pt.

ESPETÁCULOS

“TRAVESSIA”

ITER 
PEDRO RAMOS [PT],
ONDAS 
DAVID GERNEZ E
LUCIE AUGEAI [FR],
TRIP
JUDITH ARGOMANIZ [ES],

KALE COMPANHIA DE DANÇA

31/03/2023, 21h30
AUDITÓRIO MUNICIPAL DE GAIA

“IF MAYBE”
DE SÃO CASTRO [PT],
K2 COMPANHIA JOVEM

01/04/2023, 21h30
ARMAZÉM22

ENSAIO ABERTO

“TRAVESSIA”
ITER [PT],
ONDAS [FR],
TRIP [ES],
KALE COMPANHIA DE DANÇA

30/03/2023, 19h00
ARMAZÉM22

“IF MAYBE”
DE SÃO CASTRO [PT],
K2 COMPANHIA JOVEM

31/03/2023, 19h00
ARMAZÉM22

Entrada livre, mediante lotação sala.

WORKSHOPS

“ITER”
DE PEDRO RAMOS [PT],
PARA “TRAVESSIA” 

01/04/2023, 14h30
ARMAZÉM22

Para participação no workshop é necessário inscrição via email – info@kale.pt – e apresentação do bilhete do respectivo espetáculo. Sujeito a confirmação. 

TRAVESSIA

31 MARÇO 2023, 21H30, AUDITÓRIO MUNICIPAL DE GAIA

ITER
PEDRO RAMOS [PT],
ONDAS 
DAVID GERNEZ E
LUCIE AUGEAI [FR],
TRIP
JUDITH ARGOMANIZ [ES],
KALE COMPANHIA DE DANÇA

ITER
PEDRO RAMOS [PT]

Iter, em latim, significa Percurso, caminho percorrido, viagem.
Iter é uma jornada à imensidão de um dentro, a um interior centro magnético, vivido como um ininterrupto fluxo de sensação. A Afinação do gesto que serve de veículo na apreensão do ser. A um sol negro, de onde irradia uma totalidade visceral que nos liga à apreensão de um mistério.
Emersão de um estado que transforma o espaço pelo mergulho no corpo na união da consciência e energia dirigida num fluxo que dança.
O acelerar e desacelerar, pela trilha da sensibilidade até ao lugar sem tempo.

Coreografia:
Pedro Ramos (PT)

Intérpretes:
Inês Costa, Ivo Santos, Maria João Carrasco, Mariana Barbosa, Miguel Querido, Rita Barbosa

ONDAS
DAVID GERNEZ E LUCIE AUGEAI [FR]

Queremos trabalhar sobre o mar, a noção de líquido, de fluido, como a construção de uma onda e a sua contracorrente. Desenvolveremos também a noção de viagem, de travessia, através do corpo e da voz.
Utilizando um repertório de música antiga, procuraremos, em colaboração com os bailarinos, utilizar a voz cantada como motor do movimento e do espaço. Neste contexto, a fim de trabalhar na viagem que está a ser preparada e na onda que virá, integraremos uma antiga canção de marinheiro que será cantada pelos dançarinos a cappella, numa tentativa de criar ou recriar uma cadência rítmica corporal unificadora.

Coreografia:
David Gernez e Lucie Augeai (FR)

Intérpretes:
Inês Costa, Maria Abrantes, Mariana Barbosa, Miguel Querido, Rita Barbosa, Andreia Soares

TRIP
JUDITH ARGOMANIZ [ES] 

Uma viagem. Uma viagem coreográfica convidando o espetador a contemplar a Dança na sua essência pura.

Coreografia:
Judith Argomaniz (ES)

Intérpretes:
Inês Costa, Ivo Santos, Maria João Carrasco, Mariana Barbosa, Rita Barbosa

Coreografia:
David Gernez e Lucie Augeai (FR), Judith Argomaniz (ES), Pedro Ramos (PT)

Intérpretes:
Inês Costa, Ivo Santos, Maria Abrantes, Maria João Carrasco, Mariana Barbosa, Miguel Querido, Rita Barbosa, Andreia Soares.

Desenho de luz:
Joaquim Madaíl

Operação de luz e tournée:
Francisco Campos

Ensaiadoras:
Sara Moreira, Inês Negrão, Isabel Ariel

Apoio:
CCN Malandain Ballet Biarritz (FR), Município de Gaia, Ginasiano Escola de Dança

Dança| > 6 | 60’

IF MAYBE

01 ABRIL 2023, 21H30, ARMAZÉM22

SÃO CASTRO [PT],
K2 COMPANHIA JOVEM

Há uma possibilidade apresentada quando pensamos no adiante, no depois, no amanhã ou daqui a uns anos. A possibilidade que nos coloca em terreno desconhecido, seja em que situação ou momento da vida estivermos, pauta-se pela incerteza e imprevisibilidade. Sobressai a vulnerabilidade e fragilidade da existência humana, entre o individual e o colectivo, mas movemo-nos pela constante procura, desafiados por uma curiosidade e vontade de alcance, que finta o receio de não sabermos nada sobre um futuro que não existe, a não ser quando pensamos nele.

Coreografia:
São Castro

Música:
Elbtonal Percussion, Ceeys,
Víkingur Ólafsson, Woodkid
(feat. Jennifer Connelly)

Sonoplastia:
São Castro

Desenho de luz:
Joaquim Madaíl

Figurinos:
Patrícia Costa

Intérpretes:
K2 Companhia Jovem

Elenco Ensaio Aberto:
Hao Wang, Joana Ferreira, Leonor Ramos, Mafalda Freitas, Margarida Gomes, Matilde Fonseca, Sofia Sengo Maia, Rafaela Sá, Safira Mateus, Lua Timóteo

Elenco Espetáculo:
Eva Ribeiro, Gustavo Oliveira, Leonor Pegado, Maria João Costa, Margarida Gomes, Maria Prata, Matilde Fonseca, Morgana Soares, Sofia Sengo Maia, Lua Timóteo

Dança| > 6 | 50’

Direção Artística / Artistic Direction
Regards Croisés Portugal
Gael Domenger

Parceiros / Partners:
A22
Ginasiano Escola de Dança
Câmara Municipal de Gaia
Malandain Ballet Biarritz
La Fundicion Bilbao

Apoios / Support:
Município de Gaia
Auditório Municipal de Gaia
European Festival Funds for Emerging Artists