IX PORTINGALOISE
FESTIVAL INTERNACIONAL DE
DANÇAS E MÚSICAS ANTIGAS
PORTINGALOISE – Festival Internacional de Danças e Músicas Antigas é um festival que conjuga criação/performance, formação e divulgação de trabalhos relacionados com o património coreográfico europeu do século XV ao século XIX. É promovido pela Portingaloise Associação Cultural e Artística em parceria com a Kale Companhia de Dança e o Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, e celebra em 2023, a sua 9ª Edição. Único em Portugal com essas características, privilegia a íntima relação entre a Dança e as demais artes do espetáculo no repertório antigo, este ano sob a temática das representações da dança ibérica no espaço peninsular. É composto por um Ciclo de Primavera e um Ciclo de Verão.
Desde a sua 1ª edição que tem como premissa o encontro de artistas, investigadores ou simples interessados neste repertório, observando conexões disciplinares e estéticas. Constituída por artistas e professores/formadores experientes, as ações regulares propostas pela Associação, e essencialmente pelo seu Festival, procuram chegar a diferentes públicos sensibilizando-os para a preservação e fruição informada do património.
O espetáculo Do Tento à Tentação visita o repertório de dança registado em manuscritos ibéricos para órgão (Porto, Braga, Coimbra e Madrid) como pavanas, xácaras, folias ou villanos, resgatando a sua forma coreográfica e a sua presença em repertório vocal. Destaca-se o vasto registo de formas de dança que circulavam pela Europa nos séculos XVII e XVIII, sendo estas, pela sua regularidade ou pela sua variação, privilegiadas para a composição musical, constituindo um repertório sempre presente na paisagem sonora da época. Pela sua riqueza tímbrica e pela sua frequente utilização, o órgão era um instrumento comum não só no contexto litúrgico e religioso, como também no contexto secular e mundano. Propõe-se uma viagem pelo repertório partilhado entre a cultura sacra e a profana, entre o coro alto e o salão, compreendendo esta permeabilidade e mútua sedução. É uma visão única sobre a cultura ibérica, ainda com reminiscências do Siglo de Oro (séc. XVII), mas já a aproximar-se de uma sociedade mais Galant e cosmopolita do séc. XVIII. Mais info: portingaloise.pt/dotentoatentacao
O Ciclo de Verão do IX PORTINGALOISE – Festival Internacional de Danças e Músicas Antigas conta com o apoio do Programa de Apoio a Projetos – Procedimento Simplificado 2022 da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.
CICLO VERÃO
19—24 SET 2023
ARMAZÉM22, GAIA
RESIDÊNCIA ARTÍSTICA
19—22 SET
ESPETÁCULO “DO TENTO À TENTAÇÃO
ENSEMBLE PORTINGALOISE & LA FLORETA
(TICKETLINE)
22 SET
21H00
CURSO DE DANÇA BARROCA
ESPANHOLA E CASTANHOLAS
(GRATUITO)
Por Diana Campóo
23 SET
11H00—13H00 + 14H30—16H30
MASTERCLASS DE CLAVIÓRGÃO*
MÚSICA DE DANÇA EM FONTES IBÉRICAS PARA TECLA DO SÉCULO XVII E INÍCIOS DO SÉCULO XVIII
(PAGO)
Por Fernando Miguel Jalôto
23 SET
11H00—13H00 + 14H30—16H30
24 SET
10H00—14H00
*virginal 8′ + órgão positivo 8′ (tapado madeira) + 4′ (tapado metal) + realejo 4′; baseado em fontes e descrições com origens italianas e alemãs dos finais do século XVI e inícios do século XVII; construção de: Georges Heintz (órgão e realejo) e Marc Vogel (virginal)
ENCONTRO ACADÉMICO
| PRESENCIAL E ON-LINE
COM A CHANCELA DO CENTRO DE ESTUDOS CLÁSSICOS E HUMANÍSTICOS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA
(GRATUITO)
23 SET
17H00—19H00
Sónia Duarte (FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP; CESEM – Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Universidade NOVA de Lisboa) – «’Não tem outro ofício mais do que dançador’: imagens de dança na pintura portuguesa dos séculos XVI a XVIII».
Diana Campóo Schelotto (Centro Superior de Música del País Vasco – MUSIKENE) – “«…espero determinen Sus Magestades los Bailes que quieren…»”: La danza en las óperas de corte para Felipe V e Isabel de Farnesio (1738-1739)”
Fernando Miguel Jalôto (INET-MD: Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos de Música e Dança / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa – Doutorando) – «Sómente advirto, que por Officio se não toquem Minuetes e contradanças vulgares…» — uma visão de intérprete sobre a dança nas fontes portuguesas de música para órgão de finais do século XVII e no século XVIII.
CICLO PRIMAVERA
15—19 MAR 2023
ARMAZÉM22, GAIA
RESIDÊNCIA ARTÍSTICA
15—19 MAR
CURSO DE INTRODUÇÃO À DANÇA BARROCA ESPANHOLA
(GRATUITO)
Por Catarina Costa e Silva
18 MAR
10H00—13H00 + 14H30—17H30
ENCONTRO ACADÉMICO
(PRESENCIAL E ONLINE, GRATUITO)
Catarina Costa e Silva (FLUC_CECH/ESMAE) – Documentos coreicos ibéricos do século XVIII: semelhanças e diferenças
Tiago Matias
(FLUC_CECH) – Danças nas fontes portuguesas para guitarra barroca dos séculos XVII e XVIII
19 MAR
15H00—17H00
Com a chancela do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra
MUSIC FOR A WHILE
— CANÇÕES DO SÉC.XVII
Recital por Thiago Vaz (tenor)
e Pedro Martins (tiorba, guitarra barroca)
19 MAR
18H00
Direção Artística:
Catarina Costa e Silva
Direção Executiva:
Thiago Vaz
Produção:
Daniela Leite Castro
Sara Dacal
Comunicação:
Mayra Paolinelli
Design Gráfico:
Z
Promotor:
Portingaloise — Associação Artística e Cultural
Parceria:
Kale Cooperativa Cultural;
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos
da Universidade de Coimbra;
Apoio:
República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes;
Ginasiano Escola de Dança;
Armazém22;
FCT — Fundação para a Ciência e Tecnologia
