ENCONTRO

16 OUT . SEX . 21:30
TEATRO DIOGO BERNARDES,
PONTE DE LIMA

Foto: Produto por OSA MUJICA © Lauren Maganete

ENCONTRO

ENCONTRO é uma criação coreográfica da Kale Companhia de Dança em estreia nacional no Teatro Diogo Bernardes de Ponte de Lima em outubro de 2020.

Estreou no Theatre Colysée em Biarritz (França), no âmbito do projeto de cooperação coreográfica transfronteiriço “Regards Croisés | Begirada Gurutzatuak | Miradas Cruzadas”,, em formato triplo com criações de Christine Hassid (França), OSA+MUJICA (Espanha) e Hélder Seabra (Portugal).

ENCONTRO é um “espaço” onde três coreógrafos compartilham suas ideias sobre a sociedade e a cultura de hoje, que parece tender para o uníssono. Mas e se não for assim tão profundo? Quais são as diferentes perspetivas e possibilidades? Como alguém passa a ser único dentro de uma sociedade massiva? Como pode um bailarino desenvolver e ser fiel
à sua identidade? Como podemos todos nós?

© Lauren Maganete

PRODUTO

Vivemos em uma sociedade de indivíduos em série; mesmas roupas, mesmo penteado, mesmo comportamento. Queremos destacar-nos e ser especiais, mas aqueles que são diferentes assustam-nos. Queremos ser únicos, sendo idênticos.

Coreografia: OSA + MUJIKA
Interpretação: Ana Margarida Tasso, Joana Couto, Leonor Barbosa, Marlett Araújo
Duração: 19 minutos

© Lauren Maganete

IN UTERO

A vida pode parecer um jogo involuntário. Desde o momento em que nascemos, herdamos a possibilidade da oportunidade e da restrição em instâncias ilimitadas.

Embora exista um sentimento de sofrimento e falta de objetivo, há também um sentimento mais profundo de cura progressiva, redenção, perdão e apoio mútuo. “Diz-se que, nenhuma árvore pode crescer para o céu sem que suas raízes cheguem ao inferno”.

Conceito, Direção e Coreografia: Hélder Seabra
Interpretação: Joana Couto, José Meireles, Emily Mcdaniel, Márton Glaser, Charlie Brittain
Duração: 15 minutos

© Lauren Maganete

DÉFILÉ DES POSTURES

O que ajuda a nos definir profissionalmente, onde e como nos encaixamos? Como somos construídos como profissionais? E como ajudar os pré-profissionais em treinamento a construir? … O que as noções de postura, posição e lugar podem nos dar? E o gesto? E o desfile (défilé)? O desfile é sinônimo de passagem. A passagem é para mim passando de um estado para outro na dança e na vida. Dança é vida, vida é dança …

Coreografia: Christine Hassid
Interpretação: Joana Couto, José Meireles, Leonor Barbosa, Márton Glaser, Charlie Brittain, Margarida Tasso, Marlett Araújo.
Duração: 21 Minutos

A KALE Companhia de Dança foi criada em 2001 em prol da criação e dinamização cultural da Dança, como espaço de experimentação para coreógrafos e intérpretes em início da sua carreira profissional. Em 2016, sob Direção Artística de Joana Castro, a KALE Companhia de Dança iniciou um novo ciclo de criação de peças originais e contemporâneas encomendadas a coreógrafos convidados, integrando bailarinos de várias nacionalidades e formações, escolhidos por audição e contratados por programa contribuindo assim para a evolução cultural Portuguesa.

Durante o seu percurso trabalhou com coreógrafos como Gilles Baron, Olatz de Andrés, Paula Moreno, Eldad Ben-Sasson, Isabel Ariel, Elisabeth Lambeck, Marcelo Ferreira, Giselle Rodrigues, Paula Águas, Joclécio Azevedo, OSA+MUJIKA, Christine Hassid e Hélder Seabra.

A KALE é uma estrutura financiada pelo Apoio Sustentado às Artes do Espetáculo para 2020/2021, programa gerido pela Direção Geral das Artes / Ministério da Cultura. Do seu projeto de internacionalização, a KALE integra desde 2018 a rede Danse qui Danse, juntamente com os parceiros Korzo / Países Baixos, Malandain Ballet Biarritz / França, Ginasiano Escola de Dança / Portugal, Dansk Danse Teater / Dinamarca e Scenario Pubblico / Compagnia Zappalà Danza / Itália.

Ficha Artística e Técnica
Kale Companhia De Dança

Direção Artística: Joana Castro
Gestão de Projeto: Daniela Tomaz
Designer de Luz: Joaquim Madaíl
Diretora de Ensaios: Sara Moreira
Parceiros: Malandain Ballet Biarritz, Fundicion Bilbao, Sead, Ginasiano Escola De Dança
Duração total da apresentação:
75 minutos (com 5 minutos de pausa e 15 minutos de intervalo)
Classificação etária: maiores de 6 anos

OSA+MUJIKA é resultado do encontro entre Jaiotz Osa and Xabier Mujika. É a soma de dois mundos criativos: o mundo da dança e o mundo da cenografia e dos figurinos. Entre os dois criam uma equipa que tem como objetivo narrar historias visuais; Têm como propósito transportar para o palco todas aquelas imagens à solta nas suas cabeças, dando-lhes forma e significado formatando-as através do movimento e do audiovisual. A união OSA+MUJIKA é resultado da necessidade, dos artistas satisfazerem as suas os seus desejos através da dança e das artes visuais.

Inesperadamente, a sua primeira peça de dança, com duração de 13 minutos (desenhada para espaços não convencionais) foi selecionada pela rede AcieloAbierto 2017. Essa foi a origem de Suddenly III (50 minutos), selecionada para Danza Escena 2019.

HÉLDER SEABRA nasceu em 1982, em Vila Nova de Gaia (Portugal). Começou a dançar em 2000 no Ginasiano Escola de Dança e na P.A.R.T.S. Foi bailarino da Ultima Vez/Wim Vandekeybus, sendo depois seu assistente. Entre 2000 e 2003 desenvolveu projetos com Pedro Carvalho, Ronit Ziv/Companhia Instável e Javier de Frutos/Companhia Instável. Em 2004 ele fez parte de Ultima Vez / Wim Vandekeybus e manteve-se como membro da companhia até 2008. Dançou em nas produções Puur, Spiegel, Menske e no filme Here After. Em 2009 criou Imago (para a Cia. Instável), e assistiu Sidi Larbi Cherkaoui em Dunas. Em 2010 cocriou e interpretou Rendez-Vous com Victor Hugo Pontes. De 2010 a 2016 foi membro da companhia Eastman|Sidi Larbi Cherkaoui como intérprete, assistente e professor nos projetos educativos da companhia. Desde então desenvolve o seu próprio trabalho coreográfico e leciona regularmente a nível internacional.

CHRISTINE HASSID inicia a sua formação em clássico na Academia de Dança de Bordeaux com Claude Paoli, tendo também frequentado curso do CNR Bordeaux e completado a sua formação no “Young Ballet of Aquitaine”. Ingressa na unidade de integração profissional Coline (direção artística de Sandrine Chaoulli), onde estuda as técnicas Limon, Cunningham, Graham e é apresentada ao trabalho e ensinamentos de Preljocaj, Galotta, Maguy Marin, Ramon Oller, Peter Goss, Serge Ricci. … Junta-se à “Companhia de Dança Batsheva Junior”, dirigida por Ohad Naharin em Tel Aviv.Volta a França, e trabalha para várias companhias de dança contemporânea (sendo estagiária da CCN, Claude Brumachon) e volta para a Compagnie Rédha. É solista e assistente de Rédha em todos os projetos da companhia ao longo dos anos. Como resultado, trabalha para Rédha na Alvin Ailey Dance Company (Nova York), Jeune Ballet de France (Paris), Pretoria Opera House (África do Sul), Het National Ballet Amsterdam (direção Wayne Eagling).

Christine inicia o seu próprio trabalho coreográfico e de encenação em 2010 e em 2012 cria a companhia Christine Hassid Project, tendo ao longo destes anos desenvolvido, em França e no estrangeiro, projetos como: Beldurra, trio masculin (2014/2015)); Momentum entre au répertoire de la compagnie Dantza (2014); Un solo issu du projet Orphée.com (2016); La relecture #2 du Spectre de la Rose (2017); Spectacle ВИДЕНИЕ РОЗЫ ET CETERA, compagnie Танц Театр (2017), entre outros.

KALE Cooperativa Cultural, Crl | Kale Companhia de Dança | Armazém 22

Direção Executiva & Artística /
General & Artistic Direction:
Joana Castro

Gestão de Projeto & Planeamento /
Project Management & Planning:
Daniela Tomaz

Direção de Produção /
Production Direction Armazém 22: 
Maria Miguel Coelho

Direção de Comunicação /
Communication Direction:
Joana de Beléms

Design Gráfico /
Graphic Design:
José Pereira

Direção Técnica /
Technical Direction Armazém 22:
Joaquim Madaíl

Técnico de Palco /
Stage Management Armazém 22:
Domingos Sousa

Assistente Produção /
Production Assistent:
Mayra Paolinelli

Apoios / Support:
República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes
Município de Gaia
Ginasiano Escola de Dança
Antena 2