ESPAÇO ALTERNATIVO MAIS

Este projeto acompanha a vida de jovens anti-fascistas Portugueses e também pessoas de Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo-Verde e São Tomé e Príncipe que lutavam pela independência dos seus países e que beneficiaram de bolsas de estudo concedidas por países do leste europeu. Até 1989, estas bolsas foram atribuídas como um apoio à luta contra o fascismo e o colonialismo português e, depois de 1974, como parte do esforço para ajudar a construir as novas repúblicas livres e independentes. Ler Mais

AGENDA
OUT-DEZ ’21
SCHEDULE
OCT-DEC ’21

FESTIVAL SÚBITO +
INÉRCIA
de Leonardo Calvino
ENTRE A PENA
E A PAREDE
de Mercedes
Quijada Rama e
Sara Santervás

13-17/10/2021 
ONLINE
COMPRAR BILHETES

O Festival Súbito é uma iniciativa cultural que surge da vontade de dar estrutura e voz a novos artistas. Procura potenciar a reflexão coletiva, as experiências multidisciplinares e a programação de jovens com vontade de criar e partilhar. O festival acontece na zona histórica de Vila Nova de Gaia, entre os espaços institucionais que ocupam as antigas caves e o céu aberto do Cais. O Festival Súbito, para além de projetar jovens artistas, é acompanhado de um programa de comunidade em residência, lembrando que a cultura é um pilar essencial à qualidade de vida em sociedade.

MÚSICA
NOVA PARA
INSTRUMENTOS ANTIGOS +

Borealis Ensemble

27-31/10/2021 
ONLINE
BILHETES BREVEMENTE
MAIS INFO

O que distingue instrumentos históricos de instrumentos atuais? Será que o repertório a tocar em instrumentos históricos se deverá limitar às obras criadas na respetiva época, e aos compositores que viveram nessa altura? O projeto ‘Música Nova para Instrumentos Antigos’ pretende abordar estas questões num concerto que apresentará obras criadas entre os séculos XVIII a XXI, interpretadas pelo Borealis Ensemble.

EVENTOS PASSADOS
PAST EVENTS

DILÚVIO
MOMENTO –
ARTISTAS
INDEPENDENTES

14-18/07/2021
ONLINE
ESPAÇO
ALTERNATIVO
MAIS

Em tempo de pandemia, o Armazém22 está a reforçar a sua oferta de conteúdos digitais, levando a Cultura até à casa das pessoas. Entre julho de 2021 e janeiro de 2022, serão gravados e transmitidos digitalmente os vários espectáculos de acolhimento presencial do Armazém22 no âmbito do Espaço Alternativo+, o seu novo espaço de programação online e digital, de acolhimento de estruturas ou artistas nacionais e internacionais, pensadas através de estratégias de complementaridade com a programação regular presencial.

Este projeto irá permitir a criação de 9 objetos videográficos, nas áreas de Teatro, Dança e Música contemporânea que podem ser vistos online na plataforma Ticket Line Live Stage, cerca de um mês após as apresentações presenciais, sendo posteriormente fornecidas às companhias, como meio de capacitação digital e promoção de comunicação das mesmas.

Até ao início do próximo ano, o Espaço Alternativo+ vai transmitir espectáculos de estruturas como Momento Artistas Independentes (Dilúvio), Kale Companhia de Dança (Encontro, com coreografias de Helder Seabra, Christine Hassid e OSA MUJICA), Festival Súbito (a designar), Borealis Ensemble (Música Nova para Instrumentos Antigos), Hotel Europa (Amores de Leste), Coletivo Espaço Invisível (Montanha Pluma Negra), Purga Associação Cultural (Longue Marche) e Joana Couto (Sinto Muito).

Paralelamente, a abertura do Armazém22 às potencialidades da digitalização, permite capacitar e habilitar a própria estrutura, enquanto espaço físico e humano, para esta necessidade estratégica de presença consciente no meio digital, descobrindo novas formas de complementação e suporte às estruturas acolhidas. A disponibilização da récita online tem também como objetivo o aumento do número de espetadores por cada um dos projetos, expandindo o seu atual público.